quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Concurso de Cosplay

3 comentários






Regras do Concurso Cosplay – Shinobi Spirit - 12 e 13/10

   Caros participantes.
  A fim de melhorar a qualidade do nosso concurso e adaptar os participantes para futuras seletivas, modificamos um pouco as regras. Fiquem atentos às mudanças. Algumas regras foram baseadas nas utilizadas no concurso WCS.   Ao se inscrever para o concurso cosplay Shinobi Spirit você está automaticamente concordando com todas as normas listadas abaixo.

Atenção!
   Sábado: teremos apenas a categoria DESFILE.
   Domingo: todas as categorias.


   O concurso será realizado nas categorias Desfile, Individual e Grupo. As inscrições poderão ser feitas a partir da abertura do evento até uma hora antes do início do referido concurso. Será feita, na categoria desfile, a eleição da (o) "Miss/Mr. Simpatia", a (o) qual será eleita (o) pelo público. Serão escolhidos pelos jurados 3 participantes da categoria desfile. O quesito para a escolha será a popularidade do cosplay, medida de acordo com a reação do público. Entre os 3 escolhidos, o público decidirá quem levará o prêmio.  

   Em todas as categorias serão permitidos cosplays de personagens originados em qualquer tipo de mídia de acesso público. No entanto, será vetada a participação de personagens pornográficos ou eróticos.

   Para auxílio de julgamento, faz-se necessária a entrega de um Material de Apoio, impresso, com imagem do personagem e resumo de itens que possam auxiliar nos quesitos de fidelidade. O Material de Apoio deve se restringir a uma folha A4 e possuir 3 cópias, uma para cada jurado. Vale destacar que a apresentação deve ser coerente com o material de apoio. Caso o material de apoio não seja entregue, ou fora do descrito acima,  o participante perderá 0,5 ponto na média final da sua apresentação.

   A inscrição só poderá ser feita pelo próprio cosplayer, lembrando que no caso da categoria grupo, a inscrição poderá ser feita apenas por um dos cosplayers participantes. No ato de inscrição o participante deverá entregar o material de áudio e todo o material de referência para os jurados (3 cópias). Deverão ser anexadas junto com a inscrição foto do participante e uma imagem do personagem escolhido. Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponíveis, os cosplayers que tiverem algum dado faltando na ficha de inscrição serão excluídos, dando lugar a outros participantes.

   Para a categoria Grupo, serão permitidos até 5 (cinco) cosplayers e até 3 (três) staffs. Para a categoria Individual, até 2 (dois) staffs serão permitidos. O staff deverá utilizar roupa totalmente preta.O cosplayer deverá informar a utilização do staff no momento da inscrição. O não cumprimento desta regra não desclassificará a apresentação, mas a prejudicará na pontuação final.

   O cosplayer deverá informar, no ato da inscrição, o estilo de sua apresentação.
  • Tradicional: Os participantes deverão apresentar uma cena possível da mídia utilizada, e devem ser fiéis quanto ao comportamento e à personalidade dos personagens que escolheram.
  • Livre: Os participantes poderão apresentar um comportamento diferente do geralmente utilizado pelo personagem, porém continuando com sua personalidade, e no caso da categoria grupo, poderão também ser utilizados personagens de diferentes jogos, temporadas ou versões.

   Na categoria Desfile o cosplayer deverá seguir o trajeto indicado pelo apresentador, assim como efetuar as pausas obrigatórias perante os jurados. O não cumprimento desta regra não desclassificará o cosplay, mas o prejudicará na pontuação final.
   
  Na categoria Individual o tempo máximo de apresentação é 01:30 (um minuto e trinta segundos). Na categoria Grupo o tempo máximo de apresentação é de 2:30 (dois minutos e trinta segundos). Os participantes terão 30 segundos para preparar o palco antes da sua apresentação e 30 segundos no final para deixar o palco livre para o próximo participante. Se o tempo for extrapolado será descontado 0,5 da nota final do participante. O tempo será cronometrado pela organização do concurso, não valendo a cronometragem de terceiros e/ou outras formas de apuração. Entende-se por início da performance o momento em que a música da trilha sonora da apresentação começar a  tocar ou o momento em que o participante fizer algum tipo de sinal, caso a performance não comece com música. 

   Não será permitida a utilização de microfone, o áudio da apresentação deverá ser gravado. Quanto à trilha sonora da apresentação, não há limitações. Lembrando que o material deverá ser fornecido no ato da inscrição e o dispositivo utilizado deverá conter apenas um arquivo. A qualidade do áudio da apresentação poderá acarretar em descontos na nota do participante, pois muitas vezes a baixa qualidade dificulta o correto entendimento dos jurados da apresentação. 

   Será exigido do cosplayer bom senso para a definição de sua apresentação. A interação com a plateia e/ou com os apresentadores do concurso poderá ser utilizada, desde que não ocorra ofensas (palavrões), constrangimentos, ou apologia a qualquer tipo de droga. O não comprimento desta regra desclassificará o cosplay.

   O cosplay que não estiver presente durante a organização da fila da categoria que irá participar, poderá ser imediatamente desclassificado, não podendo realizar sua apresentação após os participantes que respeitaram sua ordem.

   Não será permitido o uso de cenários ou acessórios que precisem ser pendurados, pregados, colados ou fixados. Os cenários e acessórios devem ser de fácil manuseio e transporte. 

   Não será permitido o uso de líquidos e/ou materiais viscosos. Também não será permitido o uso de acessórios ou objetos que possam colocar em risco qualquer presente, como: fogo, fogos de artifício, armas de corte, armas de fogo, armas brancas com lâmina afiada, abrasivos, corrosivos, tintura tóxica, solventes, extintores ou qualquer substância nociva. Não será permitida utilização de papel picado, ou qualquer outro material que danifique o palco e/ou prejudique a apresentação seguinte. O não comprimento desta regra desclassificará o cosplay. Mesmo após realizada a apresentação, o participante que comprovadamente causar algum dano poderá ser desclassificado do concurso. A organização poderá, durante o evento, recolher objetos que estejam representando perigo e devolvê-los somente no término do mesmo. Não será permitido pular do palco ou atirar objetos para fora dele. O não comprimento desta regra desclassificará o cosplay.

   Quesitos de julgamento:
  • Performance: interpretação, qualidade e impacto da apresentação, desenvoltura no palco, sincronia de movimentos, e harmonia entre os participantes, no caso das apresentações na categoria grupo.
  • Cosplay: similaridade aos trajes originais do personagem escolhido, riqueza de acessórios e detalhes. 
  • Fidelidade: fidelidade do cosplayer ao personagem na interpretação, roupas, físico e performance.

   A nota mínima do concurso será 5 e a máxima 10 em todos os quesitos. 
   Pontuação final: serão somadas todas as notas do participante e cada jurado terá uma nota parcial. Após esse processo será feita uma média entre as notas parciais, resultando na nota final de cada participante. Ganhará o concurso o participante que obtiver a maior nota final. Em caso de  empate o quesito FIDELIDADE será o utilizado pelos jurados para decidir o ganhador.

   As imagens dos candidatos e do concurso podem ser utilizadas, sem ônus, em diversas formas de mídia pela organização do evento sem acarretar em compensações financeiras aos participantes.

   O cosplayer que não colaborar com o concurso poderá ser suspenso do mesmo. Entende-se por não colaboração com o bom andamento do concurso: atrasar e/ou não cumprir cronograma, brigar com os colaboradores, organizadores e/ou demais cosplayers, entre outros. O cosplayer que causar qualquer tipo de intriga antes, durante ou após o concurso também poderá ser suspenso do concurso vigente ou do próximo. Ao se inscrever para o concurso de cosplay Shinobi Spirit você estará automaticamente concordando com todas as normas listadas abaixo, e devido a isto não serão tolerados qualquer tipo de intriga.

   Fica vedada a participação de pessoas envolvidas com a organização do concurso.


* Este regulamento é passível de mudança caso julgue-se necessária.


Horário das inscrições: até 14:30hs
Início do concurso: 15:30hs

Categoria Desfile: 60 vagas
Categoria Individual: 10 vagas
Categoria Grupo: 10 vagas

Premiação

  • Categoria Individual:
1º lugar: 1 troféu, medalha, certificado, brinde "Túnel do Rock", brinde "Do seu jeito", bottons Shinobi Spirit 
2º lugar: medalha, certificado, brinde "Sheep", bottons Shinobi Spirit 
3º lugar: medalha, certificado, brinde "Meruru", bottons Shinobi Spirit 

  • Categoria Grupo:
1º lugar: 1 troféu, medalha, certificado, brinde "Túnel do Rock", brinde "Do seu jeito", bottons Shinobi Spirit 
2º lugar: medalha, certificado, brinde "Sheep", bottons Shinobi Spirit 
3º lugar: medalha, certificado, brinde "Meruru", bottons Shinobi Spirit 

  • Categoria Desfile:
1º lugar: 1 troféu, certificado, brinde "Túnel do Rock", brinde "Do seu jeito", bottons Shinobi Spirit 
2º lugar: medalha, certificado, brinde "Sheep", bottons Shinobi Spirit 
3º lugar: medalha, certificado, brinde "Meruru", bottons Shinobi Spirit 

  • "Miss/Mr. simpatia" - Brinde "Sheep"


    Apoio Octopus e lojas: Tunel do Rock, Sheep, Meruru e Do seu jeito.


    Material de apoio - Exemplos





3 Responses so far

  1. Mandi says:

    tipow eu keria dubla uma música do VOCALOID individual, mas minha música tem duração de 4min e 42seg... eu serei desclassificada??

  2. Anônimo says:

    confete pode ser usado no palco?

  3. cffrankiu says:

    Olá
    existe um mínimo de idade ?

Leave a Reply