quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Swordplay

0 comentários



Quem é o Grupo Storm Swordplay:
Um grupo de amigos, um sonho na cabeça e uma espada de espuma nas mãos, assim surgiu o Storm Swordplay.
Sediado na cidade de Curitiba o grupo surgiu em dezembro de 2009 quando foi realizado o primeiro treino do grupo que posteriormente veio a participar de vários eventos na cidade, tais como o Shinobi Spirit, o World RPG Fest e a 15ª Convenção Trekker. Agora o Grupo Storm Swordplay realiza treinos abertos ao publico mensalmente possibilitando que mais e mais pessoas tenham contato com nosso esporte.
O que é Swordplay?
Mas então, o que é o tal “swordplay“?
Swordplay, também chamado de boffer combat, é uma atividade física que mistura elementos de artes marciais e combate com espadas, com algumas regras, que permitem manter tudo sob controle.
Primeiramente, o equipamento. As armas boffer (ou simplesmente boffers) são equipamentos feitos basicamente com tubos de PVC e espuma, que são usados para atingir o oponente em certas áreas do corpo, marcando pontos. Falamos de espadas por serem o tipo mais comum de boffer, mas também existem machados, lanças, martelos e até, dependendo da situação, lightsabers! Todas as boffers usadas em treinos e eventos são inspecionadas individualmente para verificar a sua integridade e garantir a segurança dos participantes.

ARENA
Em eventos para garantir a diversão e segurança dos participantes são realizadas batalhas por pontuação que são acompanhadas por um membro do grupo que atua como de juiz. O juiz explica as regras aos combatentes, registrando os pontos e os lembra que é apenas uma brincadeira onde vence a habilidade e não a força.
Os combates são por pontuação, o primeiro combatente que marcar 5 pontos atingindo as áreas permitidas do corpo do oponente vence.
Caso um dos combatentes acerte acidentalmente uma das áreas proibidas, ele ganha uma infração, caso some duas infrações ele perde automaticamente.

ÁREAS DE CONTATO NO SWORDPLAY

           ÁREAS PROIBIDAS DE SEREM ATINGIDAS EM UM COMBATE (CABEÇA EGENITÁLIA NO CASO DOS HOMENS E SEIOS NO CASO DAS MULHERES). Caso uma dessas áreas seja atingida acidentalmente, o combatente que a atingiu ganha uma PENALIDADE. Caso um combatente some duas penalidades, ELE AUTOMATICAMENTE PERDE O COMBATE.

           Dorso (tronco e costas). Ao atingir um dos membros do oponente o combatente soma 2 pontos


MEMBROS (BRAÇOS E PERNAS). Ao atingir um dos membros do oponente o combatente soma 1 ponto.

           ÁREAS LIVRES (MÃOS E PÉS). Caso o combatente atinja essas áreas não soma pontos.





Leave a Reply